segunda-feira, 26 de junho de 2006

Sinergias Inter-Associativas

A Direcção da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Santa Marta-Alvre – recentemente eleita – tem vindo a diligenciar esforços no sentido de estabelecer sinergias com outras associações suas homólogas.


A expressão “Mundo Globalizado” é das mais pronunciadas nos nossos dias, reflexo das profundas transformações registadas nas derradeiras décadas ao nível de vários sectores, nomeadamente dos transportes e das comunicações.
Face a este quadro, observa-se uma crescente aculturação em muitas regiões do globo, assistindo-se a enormes “redundâncias” em matéria comportamental, paisagística, do consumo, etc.
Paradoxalmente, tem vindo a emergir a percepção da importância desses mesmos espaços apresentarem um cariz marcadamente distintivo, procurando fazer uso da valência que pode constituir a posse das suas características endógenas.
Concomitantemente, tem ganho força a ideia de uma aposta forte na vertente social, gravitando em torno da formação, da prática de desporto e do apoio aos jovens e idosos enormes preocupações.
Com efeito, é em toda esta conjectura que surgem as diversas associações locais, cujos propósitos assentam nos mais variados domínios: associações desportivas, ambientais, culturais, de jovens, de inserção social, de apoio aos idosos, entre muitas outras.
Porém, outras existem que consubstanciam a sua actuação numa linha mais generalista, buscando a intervenção em múltiplos ramos.
É neste âmbito que se enquadra a ACRD de Santa Marta-Alvre, tendo nos seus horizontes a ambição de objectar a algumas carências com que a localidade onde está inscrita se debate, designadamente no que concerne à dinamização desportiva, recreativa e cultural.
Temos perfeitamente interiorizada a consciência da nossa pequena dimensão e que, para crescer-mos e alcançar-mos os nossos objectivos, necessitamos de traçar um rumo que nos conduza na prossecução dos mesmos.
Desta feita, esta Direcção – recentemente eleita – tem vindo a diligenciar esforços no sentido de estabelecer sinergias com outras associações nossas homólogas.
Nesta primeira abordagem, a Associação XISTO, com sede no Lugar de Aguiar, e a Associação CRIAREI, à qual se aproveita este espaço para agradecer a abertura que tem demonstrado para a troca de pontos de vista. Estas duas associações supracitadas, embora de cariz juvenil, seguramente nos vão emprestar algum do seu Know How nestas andanças.
Termino, deixando aqui um enfoque especial na preponderância que estas associações poderão absorver enquanto motores de dinamização desta região do Sul do concelho de Paredes, não olvidando que esta é a área deste concelho em que as carências – principalmente ao nível social – se fazem mais sentir, cenário esse, aliás, bem espelhado num “Pré-Diagnóstico” recentemente divulgado por uma entidade concelhia.
Resta-nos, assim, procurar que os nossos actos se traduzam num quadro de melhoria permanente, evidenciando as nossas qualidades peculiares, se bem que sempre numa perspectiva holística em que o equilíbrio do famigerado triângulo: ambiental, social e económico esteja sempre nas nossas mentes, e não enveredando por tomada de posições desajustadas e assíncronas, ou seja, nada consentâneas com a realidade em que nos inserimos.

Sem comentários: